SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

O MUNICÍPIO DE BONFIM DO PIAUÍ REALIZA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Saúde - 13 de Janeiro de 2020 - 11:47:34


...

A Campanha “Outubro Rosa” foi criada pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) e pelo Ministério da Saúde. Esta campanha reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e a realização do exame mamografia.

Nesse contexto, durante todo o mês de Outubro o Município de Bonfim do Piauí realizou através das secretarias de saúde e da assistência social ações voltadas para a prevenção do câncer de mama. Toda a equipe realizou palestras, rodas de conversa, atividades educativas, entre outras.

Nesse contexto, a equipe da UBS Gasparino Ferreira realizou um “Chá da Tarde” com mulheres que já foram acometidas pela doença. Onde estas trocaram relatos de experiência sobre o tratamento do câncer de mama e como enfrentar essa doença.

De acordo com as evidências científicas, o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as brasileiras, representando em torno de 25% de todos os câncer que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mulheres.

Dentro das citadas ações voltadas para a campanha “Outubro Rosa”, houve também o dia D da campanha no município. A equipe da UBS Gaspar Ferreira, realizou palestras informativas com as enfermeiras Áurea e Raimunda e com a Nutricionista Paula Renata, com o  objetivo de conscientizar a população,  sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero e sobre adotar hábitos de vida saudáveis. Nesse contexto, foram realizadas coletas para o exame papanicolau e encaminhamentos para mamografias. Estiveram presentes, mulheres de diversas faixas etárias e foram atendidas 50 pacientes.

No turno da tarde foi realizado um momento de muita informação e interação. Através de uma roda de conversa com a Enfermeira Áurea e a médica Dra. Nayane. E para concluir o e evento o Educador Físico Cláudio Eufrásio realizou Capoterapia, onde o mesmo explicou de forma descontraida a importância da atividade física na prevenção do câncer.

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficente e exposição à radiação ionizante.

Uma das mensagens mais importantes que o município de Bonfim do Piauí mostrou através da campanha “Outubro Rosa” é que a prevenção do câncer ainda é a melhor forma para combater a doença. Assim, a maneira mais eficaz de diagnosticá-la precocemente é através da realização da mamografia. Dessa forma, o autoexame é importante e deve ser feito. Mas a mamografia é o exame mais seguro e capaz de detectar tumores menores, quando eles ainda tem milímetros. Sendo assim bem maior a chance de cura.