SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA

Social - 04 de Setembro de 2018 - 09:38:59

Bonfim do Piauí realiza o I Fórum Unicef/2017-2020

...

O município de Bonfim do Piauí realizou na manhã desta quarta-feira (29 de agosto) o I Fórum Comunitário do Selo Unicef-Edição 2017-2020. O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de várias autoridades do município assim como os representantes de vários seguimentos.

Logo após a execução dos hinos e das falas das autoridades presentes, houve a apresentação cultural do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA. Que cantaram, tocaram e recitaram uma poesia.

O Fórum Comunitário é uma das ações comprobatórias e importante de estruturação para que o município possa conseguir a certificação. Na oportunidade, foram discutidos dados importantes através da linha de base disponibilizados pelo Unicef. Dados esses que serviram como ponto de partida para discursão do Plano de Ação.

Na ocasião o palestrante Demontie Venuto da empresa Vision apresentou a
metodologia do 1º Fórum Comunitário, reforçando sobre os objetivos do selo e expondo quais ações devem ser realizadas pelo município, destacando que esta é mais uma ação estratégica de participação social obrigatória que trará resultados positivos para o município, na construção de propostas em equipe com a participação dos adolescentes que é o público prioritário da ação. Durante o evento houve, palestras, reuniões em grupos e outras atividades.

O Fórum contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Saúde, Assistência Social e Esportes. Os órgãos irão promover ações para integração social e ampliação dos atendimentos aos jovens, atingindo assim a meta para conquista do Selo.

SOBRE O SELO

O Selo Unicef é uma iniciativa voltada à implementação das políticas públicas; visando estimular a atuação inter setorial; promover a mobilização social e incentiva o monitoramento de indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência para melhorá-los. O objetivo do Selo Unicef com o Município Aprovado é contribuir para o fortalecimento da gestão municipal no cumprimento do seu papel institucional.

O que é o NUCA?

O NUCA é um espaço de discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes, com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas. A formação do Núcleo se consolida também como uma importante etapa para que Bonfim do Piauí conquiste a aprovação do Selo UNICEF.