A 12ª CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE ESTÁ ABERTA A POPULAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BONFIM DO PIAUÍ.

A primeira etapa é destinada para os idosos acima de 60 anos de idade e para os profissionais da saúde

A décima segunda campanha nacional de vacinação contra a influenza, teve início no Município de Bonfim do Piauí, no dia 25 de março de 2020. A campanha Nacional de vacinação contemplará os seguintes grupos: Na primeira etapa, será destinada aos idosos maiores de 60 anos de idade, e aos trabalhadores da saúde. Já na segunda etapa: será destinada as crianças de 6 meses e 5 anos, gestantes, doentes crônicos e professores. Na terceira etapa, será para as pessoas de 55 a 59 anos.

No município de Bonfim do Piauí a saúde da população está sendo colocada como prioridade máxima, tanto que devido a pandemia do coronavírus COVID-19, a vacinação dos idosos está sendo realizada nas residências dos mesmos, para que com isso não exista aglomeração na Unidade Básica de Saúde (UBS) podendo assim evitar que os idosos cujo grupo de risco é maior, não fiquem expostos e não descumpram o isolamento social. A vacinação nas residências está sendo realizadas tanto na sede do município como na zona rural. A primeira etapa ainda não foi finalizada devido a falta de muitos idosos para serem vacinados, isso porque as vacinas chegam aos poucos nos municípios.

É importante em meio a crise destacar que a vacina não tem efeito contra o COVID-19, porém ela é muito importante para evitar as outras influenzas, sem contar que segundo o Ministério Público de Saúde essa campanha de vacinação contra a gripe pode auxiliar os profissionais da saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são bem parecidos, por isso a primeira etapa é voltada para esse determinado público de idosos com mais de 60 anos de idade.