Bonfim do Piauí em Busca do SELO UNICEF – Edição 2017/2020

Os Adolescentes do NUCA desenvolveram o DESAFIO 5 – Promover a educação para a cidadania democrática #PartiuMudar

Data de Publicação: 30/12/2019

Como parte da metodologia do Selo UNICEF, propõe-se que os municípios mobilizem, organizem e criem espaços e/ou instâncias de participação de adolescentes. Sugere-se que cada município realize a criação de um núcleo de cidadania de adolescentes.

O Núcleo de Bonfim do piaui  se organiza em rede, discute questões importantes para seu desenvolvimento; implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal e para os demais jovens que não estão nos núcleos.

Nesse contexto, 08 Desafios são trabalhados com estes adolescentes durante todo o período desta Edição.

As atividades dos núcleos de cidadania de adolescentes têm como objetivos:

• Garantir a realização do direito à participação cidadã de adolescentes;

• Compreender a perspectiva de adolescentes sobre o tema do desafio em questão, e levá-la à gestão municipal para que a considerem em suas decisões;

• Ampliar os conhecimentos de adolescentes sobre os temas abordados;

• Descobrir talentos, fomentar habilidades e atitudes que contribuem para o desenvolvimento integral de adolescentes;

• Apoiar adolescentes em seu processo de desenvolvimento integral;

O NUCA reúne jovens com diferentes características pessoais: com e sem deficiência; moradores de diferentes localidades do município; com e sem experiência em grêmios estudantis; grupos culturais; dentre outros.

O importante é criar uma turma que tenha boas idéias para ajudar o município a melhorar sua realidade. Caso haja mais adolescente interessados em fazer parte do NUCA, o município pode ter mais de um núcleo.

Uma das atividades deste Desafio Propõe-se que os(as) integrantes do NUCA realizem uma campanha no município para estimular jovens de 16 e 17 anos a tirar o título de eleitor e a participar do processo eleitoral por meio do voto.

Outra atividade que o desafio propões e que Com o apoio da articuladora do Selo UNICEF, o Nucleo de Adolescentes realizasse uma audiência pública na Câmara de Vereadores sobre o papel de meninas e mulheres em posições de liderança, com a participação de mulheres e meninas que sejam referência no município.

Além do NUCA, o evento teve como apoio na organização: Secretaria de Assistência Social, e da Articuladora Janete Ferreira da Silva Viana, no qual a presente abriu a Audiência destacando os objetivos, a importância da mulher na política, em seguida a adolescente integrante do NUCA Jessica Ramos frisou sobre a relevância da mulher se incorporarem no meio Politico Municipal.

Enriquecendo mais ainda o evento, a psicóloga Brenda Pamplona explanou sobre o empoderamento da mulher na sociedade atual.

Diante de várias conversas expostas tivemos como principais palestrantes a professora Andréia Alves e da Gerente da Unidade Básica de Saúde - UBS Elenite Dias Alves, duas pesonalidades de referencia do municipio. As mesmas proporcionaram um momento de conversas e debates sadios, trazendo relatos de experiencias de liderança em tempos de escola até os dias atuais.

No final do evento a mobilizadora do NUCA enfatizou a importância de participar do Núcleo de Adolescentes de cidadania, ressaltando ainda a campanha realizada para jovens se alistarem.

Foi um sucesso! Parabenizamos os adolescentes do NUCA; os profissionais que os acompanham e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes  pelo relevante trabalho desenvolvido.