SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INTENSIFICA AÇÕES CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS NA CIDADE DE BONFIM DO PIAUÍ.

As ações estão sendo tomadas pelo Plano de Enfrentamento de Contingência do Município de Bonfim do Piauí

Data de Publicação: 21/04/2020

O município de Bonfim do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Saúde publicou a portaria de n° 003/2020 de 23 de março de 2020, que trata da instituição do Comitê Municipal de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19). Por meio deste, foi elaborado o Plano de enfrentamento de contingência do Município de Bonfim do Piauí, a partir disso vem executando as ações previstas no documento. Este comitê tem se reunido com frequência para tomar as decisões mais urgentes de prevenção ao novo coronavírus no município de Bonfim do Piauí.

Está sendo realizada a higienização da parede do açude devido ser um local onde a população tem contato diariamente. Assim como também na Unidade Básica de Saúde (UBS) e na farmácia básica popular, para trazer mais segurança aos funcionários então presentes. Vale destacar que durante toda a semana a psicóloga Ivana Amorim e os demais profissionais da saúde estão nas ruas da cidade transmitindo informações preventivas contra o novo coronavírus com o intuito de orientar a população bonfinense.

É necessário por em ênfase que mesmo com todas as ações que estão sendo executadas pelos profissionais contra a proliferação do vírus na cidade, é muito importante que a população da sede e da zona rural busquem se conscientizar e ter uma maior responsabilidade para evitar que o vírus se prolifere de forma descontrolada em toda região do município, porque mesmo com todos os meios de prevenção sendo executados, o isolamento social ainda é a melhor maneira para se evitar um colapso no aumento de pessoas contagiadas. Segundo o Ministério da Saúde o vírus é assintomático, ou seja, pode não apresentar sintomas por até 14 dias variando de cada indivíduo, isso mostra que o isolamento social correto é bastante necessário na medida em quê previne que pessoas já contagiadas com o Covid-19 possam transmitir para as demais pessoas da população.