Notícias

22ª GRANDE FESTA DO VAQUEIRO DE BONFIM DO PIAUÍ

OCORREU NOS DIAS 29 E 30 JULHO DE 2023

Data de Publicação: 03/08/2023

A Programação teve seu início as 09:00 horas da manhã com a concentração no Parque da Cidade Arlinda dos Santos Ribeiro, para inauguração do "Monumento Vaqueiro", Onde foi representado simbolicamente a Cultura do vaqueiro em seu cavalo. Os Vaqueiros, Cavaleiros, equipes técnicas e população em geral se fizeram presentes para prestigiar a Arte.

No mesmo instante também foi realizada uma homenagem aos 22º vaqueiros (in memoriam) de Bonfim do Piauí, sendo eles:

Gildemar Ferreira da Rocha;
Getúlio Ribeiro da Silva;
Francisco Soares Lima;
José Ferreira dos Santos;
Altino Dias Soares;
Cláudio Leandro dos Santos;
Irene Ferreira Lima;
Pedro Ferreira Braz; 
Lino Ribeiro dos Santos;
Osmar José de Farias;
Alcides Pereira de Assis;
Antenor Batista dos Santos;
José Roque Damasceno; 
José Lídio da Costa; 
Martinho José da Costa;
João Ferreira Lima;
Francisco Paes Landim;
Cleane da Conceição Santos;
José Solon Pindaiba;
Ornaldo da Costa Borges;
Juarez Borges Leal;
Manoel Assis Borges. 

Os familiares dos vaqueiros estiveram presentes com o Prefeito Paulo Henrique Viana para receber a homenagem nesse momento, onde também foi realizado entrevistas, assim como a cobertura completa de todo evento com a TV Jesus Lima.

Dando continuidade ao evento, teve início a Cavalgada do Local até o Parque de Corridas Zé Honório, com premiação no valor de seis mil reais (6000$) que foram distribuídos em sorteios para os vaqueiros e cavaleiros que participaram da mesma na chegada ao Parque Zé Honório. No mesmo momento acontecia a Feira Cultural Pela Lei Paulo Gustavo com artes realizadas pelos artesãos locais, organizado junto com a Secretaria Municipal de Cultura, assim como a Feira de Agricultura Irrigada. Onde teve entrega de certificados para os participantes. 
Das 11:30 às 13:30 foi servido o almoço de confraternização para os vaqueiros e todos presentes. 

 As 14:00 teve início às competições de corridas de cavalos (esquipa).

A partir das 14:00 até as 18:00 ocorreram as grandes disputas com as modalidades: 

• Esquipa Metal: Baixo, Médio e Alto;
• Carreira Bruta: Pé-Duro, Mestiço e Puro Sangue;
•Corrida de Jegue.

Junto com as apresentações de aboios, cantorias, toadas e muito forró pé de serra com o Carlinhos Aboiador, Paulo Domingos e Zé domingos. Muitas atrações logo após a primeira fase de corridas, com os shows de Bruno Massa, Arreio de Ouro, Athirson Ribeiro, Lucas Queiroz, Almiran do Nordeste, Caninana, Gilberto Cheiro e Marcelo e Banda. 

(Resaltando a presença de Algumas Lideranças Políticas no evento como o Deputado Federal Castro Neto, Deputado Estadual Gustavo Neiva, Deputado Estadual Hélio Isaías.)

No Segundo Dia (30/07) teve o reinício das competições de corridas (Esquipa) com muita emoção e entretenimento para todos que estavam prestigiando. Já as 14:00 horas iniciou-se as competições de carreira bruta, tendo seu fim as 17:00 horas, onde o Prefeito Paulo Henrique Viana esteve realizando a entrega da premiação aos vencedores das disputas.

 A animação durante e após as competições se deu por conta dos aboios, cantorias, toadas e muito forró, a noite para o encerramento da 22ª Grande Festa do Vaqueiro, teve a apresentação da Quadrilha vencedora da Quermesse Cultural do Colégio Centro Educacional Gasparino Ferreira, atrações com a apresentadora e cantora Eliane Camargo, Canários do Reino, Sandrinho, Markin, Os Irmãos do Piauí, Nilton Borges, Nova Sensação, Lulu Costa, Clebinho do Piseiro e Gilson Paixão. Todo o evento contou com a segurança da equipe do Corpo de Bombeiros e da GPM (Grupamento da Polícia Militar). 

Assim chegou ao fim da 22ª Grande Festa do Vaqueiro de Bonfim do Piauí com muita cultura e entretenimento a toda população da região que esteve presente na maior Vaquejada do Sudeste Piauiense.

 

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE BONFIM DO PIAUÍ

CNPJ: 41.522.210/0001-27

  • Rua Emilio Baião, S/N - Bairro: Centro - CEP: 64775000 - BONFIM DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89) 98151-8720
  • E-mail: bonfimdopiaui@bonfimdopiaui.pi.gov.br