A Secretaria Municipal de Educação de Bonfim do Piauí inicia ano letivo 2019 com o Encontro Pedagógico

Data de Publicação: 04/03/2019

A Prefeitura Municipal de Bonfim do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou o Encontro Pedagógico para a equipe de gestores, professores e técnicos.
O encontro teve início na segunda feira (25 de fevereiro), finalizando na terça-feira dia (26 de fevereiro). O mesmo aconteceu no auditório Raimunda Xavier Landim na sede da Secretaria Municipal de Saúde e teve como principal objetivo contribuir para um planejamento a nível municipal, antecipando ideias e ações que envolvem o crescimento de uma aprendizagem de qualidade para garantir o sucesso e o desenvolvimento dos alunos e alunas da rede municipal de Bonfim.

Na Programação do Encontro Pedagógico houve a participação dos palestrantes e professores Francisco Leite e da psicóloga Diana Márcia. Durante o encontro foi realizado debates, palestras e muita interação sobre a temática “Gestão da aprendizagem e base Nacional comum curricular”. Todas as atividades proporcionam a reflexão sobre a importância do currículo, gestão escolar e estratégias de acompanhamento pedagógico. Segundo a Primeira Dama Janete Ferreira "O encontro pedagógico é fundamental para o planejamento do trabalho a ser realizado pelas escolas municipais e secretaria de Educação ao longo do ano de 2019". Durante o evento houve também a participação do psicólogo Jackston Campos da Silva que falou sobre saúde mental, onde enfatizou a importância de um olhar especial para os professores e trabalhadores da rede de ensino já que estes são pessoas, seres humanos além do ambiente escolar.

Durante o Encontro Pedagógico houve a entrega de um Tablet ao estudante Wemerson da Mota, melhor coloca a nível municipal da Olimpíada de matemática - OBEMEP 2018 realizada entre as turmas do 4º e 5º ano, da rede municipal de ensino.

Durante o encontro pedagógico a articuladora do selo UNICEF Janete Ferreira apresentou aos trabalhadores da educação a plataforma do Programa Busca Ativa Escolar. A mesma visa não deixar nenhuma criança fora da escola no município. O Programa Busca Ativa Escolar, iniciativa conjunta das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, que tem como missão a identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Cada Secretaria, através de seus setores terá um papel específico, onde serão tomadas providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na rede escolar.

Os trabalhos foram bem avaliados pelo público, que afirmaram "as palestras foram muito bem conduzidas, a metodologia utilizada pelos palestrantes conseguiram nos envolver de forma a permanecer durante todo o encontro" avaliou os professores presentes.

O encontro foi finalizado com a mensagem do Secretário Municipal de Educação Raimundo Emídio que agradeceu a presença de todos e desejou um excelente ano letivo.