JORNADA PEDAGÓGICA 2020

Data de Publicação: 17/02/2020

A prefeitura municipal de Bonfim do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação investiu em mais uma jornada pedagógica, para qualificar os profissionais de ensino infantil e ensino fundamental. O secretário municipal de educação Raimundo Emídio Viana Pindaíba, busca valorizar cada vez mais a educação para que os profissionais possam atuar como multiplicadores de ensino na educação. O evento educacional foi realizado entre os dias 17/02/2020 ao dia 20/02/2020 com o intuito de debater sobre temas voltados para o campo educacional, amplificando ainda mais os conhecimentos dos profissionais da educação. O evento foi aberto com as falas do secretário municipal de educação Raimundo Emídio Viana Pindaíba e do prefeito Paulo Henrique Viana Pindaíba.

Muitos temas de carácter educativo foram trabalhados durante os dias do evento, no primeiro momento iniciou-se com as explanações do diretor do meio ambiente Idelfonso Ribeiro sobre o selo ecológico. Em seguida houve uma palestra com a psicóloga Ivana Amorim sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes para reforçar a responsabilidade e cuidado que os educadores e demais servidores da escola precisam ter para identificar e alertar sobre esses casos dentro ou fora do âmbito escolar. No segundo momento aconteceu a leitura do Plano Municipal de Educação pelo professor Antônio Ônimo Fernandes.

Dando continuidade ao evento no dia 18/02/2020 foi realizado a leitura da proposta curricular pelo Professor Antônio Ônimo Fernandes para apontar a proposta pedagógica que vai ser utilizada, estabelecendo as diretrizes básicas e a linha de ensino que será aplicada baseando-se na identidade dos alunos e comunidade escolar. No segundo momento foi realizado oficinas com a professora Nilde Santana e o professor Antônio Ônimo Fernandes.

No dia 19/02/2020 foram trabalhados quatro temas, sendo o primeiro sobre os direitos sexuais e reprodutivos, incluindo sugestões de atividades e metodologias que visem a redução da gravidez na adolescência e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e AIDS, com conteúdos adequados às séries escolares. No segundo tema foi trabalhado a formação dos educadores em relações étnicos-raciais, história e cultura afro-brasileiras, africana e indígenas. O tema seguinte foi a capacitação em educação ambiental para professores e gestores. E para finalizar o último tema do dia foi a exploração sexual, ambos os temas trabalhados no dia  do evento foram ministrados pelo Prof. Dr. Arnaldo Eugênio.

No penúltimo dia de evento, dia 20/02/2020 foi mediado pela Prof. Dra. Diana Márcia sobre o trabalhando o autoconhecimento, ecologia emocional, aceitação da nossa fabilidade e por último o tema “trabalhar a aceitação das dificuldades, autoconfiança e motivação. Todos os temas trabalhados tiveram como objetivo afiar os conhecimentos dos educadores para que eles pudessem iniciar os seus trabalhos no início do ano letivo com mais segurança e credibilidade, podendo assim junto a toda equipe executar um trabalho ainda eficaz para todos os alunos e comunidade. Para finalizar o evento no dia 21/02/2020 foi realizado o procedimento de lotação dos profissionais da educação do município de Bonfim do Piauí e servido laches a todos então presentes no evento.