Município de Bonfim do Piauí atinge mais de 90% de cobertura Vacinal

Data de Publicação: 01/07/2019

O Programa Nacional de Imunização - PNI foi criado em 1973 e institucionalizado em 1975 e tem por objetivo contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis, por meio de duas estratégias básicas: Vacinação de rotina e campanhas anuais, de maneira descentralizada e hierarquizada.

Umas das metas operacionais básicas do PNI é vacinar 100% das crianças que nascem a cada ano contra as doenças incluídas no chamado esquema básico de vacinação. Neste contexto o Município de Bonfim do Piauí obteve um ótimo desempenho ao atingir quase 100% de cobertura vacinal, como mostra o gráfico abaixo.

Pelo exposto, a atual gestão tem demonstrado grande interesse e dedicação ao PNI. Uma vez que ao manter todas as crianças imunizadas estará mantendo a qualidade de vida das mesmas. É isso se torna possível através de investimentos em recursos materiais e humanos como: salas de vacina bem equipadas e uma equipe multiprofissional qualificada para informar sobre a importância da vacinação e para administrá-las.

O PNI, pela sua característica, está inserido no Programa Ampliado de Imunização da Organização Pan-americana da Saúde e conta com o apoio do seu fundo rotativo na aquisição de imunobiológicos, seringas e agulhas. O Fundo Nacional das Nações Unidas para a Infância - UNICEF tem colaborado com ajuda financeira e no desenvolvimento de técnicas operacionais.

Nesse sentido, o Município visando atingir uma cobertura vacinal satisfatória e de acordo com PNI, vem superando inúmeras dificuldades e assim obteve ótimos resultados. Pois para se obter a cobertura vacinal na área rural, por exemplo, é necessário implantar diversas estratégias de vacinação com o objetivo de reverter esquemas vacinais incompletos ou não iniciados.