MUNICÍPIO DE BONFIM DO PIAUÍ REALIZA MULTIRÃO EM COMBATE AO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE

Data de Publicação: 10/07/2019

Prevenir é a melhor forma de evitar a Dengue, já que a maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem pequenas ações da comunidade. As atividades de conscientização incluem visitas domiciliares, distribuição de materiais informativos e educativos, murais, rodas de conversa com a comunidade, oficinas, entre outros.

Neste contexto, a população torna-se fundamental na luta contra o Aedes. Algumas simples atitudes do cotidiano podem ajudar, como manter caixas d’água, tonéis e barris, bem fechados, realizar a manutenção de piscina regularmente, guardar pneus em locais coberto e trocar a água dos vasos e plantas aquáticas ao menos uma vez por semana.

Tendo como base essas informações a Município de Bomfim do Piauí através das Secretarias de Educação e da Saúde, realizou um multirão em combate ao mosquito da Dengue. Isto foi possível através de algumas ações.

No primeiro momento houve uma visita à Unidade Escolar Victor Xavier, onde foi explicado a importância da prevenção da Dengue e logo após houve uma visita ao açude do Município, no local foi realizado um multirão de limpeza no local. Nesta ação, estavam presentes professores e alunos da escola assim como a equipe da ESF ( Estratégia Saúde da Família).

O segundo momento do multirão aconteceu na comunidade Conceição I, na Unidade Escolar Nossa Senhora da Conceição. Onde foram realizadas as mesmas ações citadas.

O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, é consequentemente é a época de maior risco de infecção por essa doença. No entanto a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Assim, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

O Mosquito da Dengue (Aedes aegypti) é o nome científico de um mosquito ou pernilongo que transmite a DENGUE; A FEBRE AMARELA URBANA, além da ZIKA e da GHIKUNGUNYA, doenças chamadas de arbovirose. A principal ação que a população tem é se informar, conscientizar e evitar água parada em qualquer local em que ela possa se acumular, e em QUALQUER ÉPOCA DO ANO.

Assim, a atual gestão de Bonfim do Piauí, visando a saúde e a qualidade de vida da população realizou esse multirão como o objetivo de combater o mosquito transmissor da doença através das seguintes informações que visam o combate ao mosquito:

• Manter bem tampados tonéis, caixas e barris de água;
  • Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
  • Manter caixas d’água bem fechadas;
  • Remover galhos e folhas de calhas;
  • Não deixar água acumulada sobre a laje;
  • Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
  • Colocar lixo em sacos plásticos e em lixeiras fechadas;
  • Fechar bem os sacos de lixo e não deixá-los ao alcance dos animais;
  • Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
  • Acondicionar pneus em locais cobertos;
  • Fazer sempre manutenção de piscinas;
  • Tampar ralos;
  • Não deixar água acumulada em folhas secas e em tampinhas de garrafa;
  • Catar sacos plásticos e lixo do quintal;