DIA “D” DO ESPORTE EDUCACIONAL, SEGURO E INCLUSIVO

Social - 19 de Junho de 2019 - 11:22:27

Considerando que a atividade esportiva como prática social é um mecanismo para incentivar os estudantes a compreender valores sociais importantes como a empatia e o respeito. A Prefeitura de Bonfim do Piauí realizou na tarde desta sexta-feira (14), através da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Assistência Social, Departamento de esportes e o Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA, o Dia “D” do Esporte Seguro e Inclusivo na Escola. A ação ocorreu no Ginásio Poliesportivo Carmo Teixeira Alves (Kaká) e envolveu os alunos que estudam nas unidades. Isso tornou-se possível através da participação em atividades educativas e da inclusão esportiva.

O evento aconteceu durante todo o dia. Onde foram realizadas atividades esportivas de forma divertida e interativa, onde todos os alunos podem jogar junto, seja menino, menina, pessoa com deficiência, craque ou amador.

O Dia “D” do Esporte contou com várias modalidades esportivas como: Futsal, vôlei adaptado, corridas, atletismo para deficiente visual, salto à distância dentre outras atividades desenvolvidas e acompanhadas pelo educador físico do município.

Segundo a secretaria de assistência social Janete Ferreira, o jogo e o esporte seguro e inclusivo garantem os direitos de toda criança e adolescente, assegurados na Convenção sobre os Direitos da Criança e do adolescente, na Constituição Federal brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente, além de traçarem estratégias para garantir outros direitos e meios de inclusão e mobilização por uma infância e adolescência mais saudável, participativa e cidadã.

O secretário municipal de Educação, Raimundo Emídio, lembrou que as intervenções buscando participação e inclusão de toda a comunidade são constantes e expressam uma preocupação do prefeito em mobilizar a sociedade bonfinense quanto ao valor do respeito ao próximo. “A prefeitura trabalha sempre pela inclusão de pessoas”, lembrou o secretário.

Nesse contexto, a inclusão de pessoas com deficiência em atividades esportivas busca a garantia dos direitos sendo que esta é uma ação que ocorre nacionalmente com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).