Núcleo de adolescentes de Bonfim do Piaui em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realiza Campanha por uma infância sem racismo

Data de Publicação: 30/12/2019

Falar sobre o racismo nos faz ter uma reflexão limitada, pois pensamos a penas na cor da pele e esquecemos que ele está muito além disso. Nesse contexto existem várias formas de racismo como por exemplo as diversas e diferentes culturas; cada uma com sua identidade própria; Culturas essas com metodologias próprias e que muitas vezes são criticadas de forma pejorativa.

Diante disto, esse projeto veio para aprofundar esse debate. Com o objetivo de discutir práticas de enfretamento ao racismo; Pois são essas histórias que torna o Brasil diferenciado, com culturas heterogênica e diversificada.

O projeto enfrentamento ao racismo foi desenvolvido pelo grupo de adolescentes (NUCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

As atividades foram divididas por ações:

A primeira ação foi realizada na sede do Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS. Onde o Núcleo de Adolescente e cidadania – NUCA e alunos da escola Tiburtino Dias de Souza do 7º ano, discutiram sobre a temática “Infância sem Racismo” exposto pela a Professora Nazaré Ribeiro Viana. Nesse momento os alunos e os adolescente falaram sobre diversas opiniões gerando questionamento e ideias para aprofundar a temática. A partir do dialogo   falaram sobre algumas ideias e metodologias para estar discutindo no município e nas escolas.  Depois das ideias sugeridas, discutiram sobre os dias que poderiam ser trabalhadas essa temática, no qual, ficou decidido na semana do dia da Consciência Negra, do dia18 ao dia 21 de novembro de 2019.

Em um segundo momento houve uma reunião com o Secretário Municipal de Educação. Onde as professoras Nazaré Ribeiro Viana e Carmilene Ribeiro, juntamente com a Articuladora do Selo Unicef Janete Ferreira da Silva Viana, a mobilizadora Ivania Leal e os adolescentes do NUCA debateram como estão sendo implementadas a Lei 10.639/3003 e a Lei 11.645/2008; Leis essas que tornam obrigatórias o ensino da historia e da cultura afro-brasileira, africana e indígena em todas as escolas públicas e particulares; Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na ocasião os adolescentes do NUCA relataram como os professores estão trabalhando essa temática em sala de aula, trazendo exemplos próprios e depoimentos de situações vividas de racismo.

Nos dias 18 à 21 de Novembro as Escolas Municipais de Bonfim do Piauí – PI foram protagonistas de várias ações contra o Racismo. Dentre elas: a escola Nossa Senhora da Conceição, localizada na zona rural do município; Tiburtino Dias de Souza; Vitor Xavier e Deoclides Alves de Barro, escolas essas localizada na sede do município. Nesses dias, os estudantes realizarem diversas atividades interdisciplinar como: Danças culturais; vídeos com frases de racimo; amostra de roupas e penteados afro-brasileiro; dentre outros.

Além dessas apresentações tivemos a colaboração do Núcleo de Adolescente e Cidadania- NUCA com apresentações de teatro com o tema cotas raciais.

Essas atividades proporcionaram aos estudantes e aos adolescentes do NUCA a refletirem sobre o que é racismo e como o mesmo anda sendo implementado e debatido na sociedade. A partir dessas metodologias foi possível trabalhar o desenvolvimento das principais habilidades de leitura, escrita, oralidade.